quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Delphi Tour em Porto Alegre

A Borland Latin America, distribuidora exclusiva da Embarcadero para a linha CodeGear no Brasil, realizou na terça-feira, 23, em Porto Alegre, o Delphi Tour.
O evento aconteceu na PUC-RS, das 9h às 12h45, contando com a presença do Sr. Andreano Lanusse (CodeGear/Embarcadero Evangelist Leader for Latin America), que vive atualmente na California USA e é responsável pela ferramenta de desenvolvimento de sistemas Delphi em toda a América Latina.

Andreano Lanusse, Fauzi Shubeita e Eu(Edinei Steffen)

O evento foi voltado a desenvolvedores de software, arquitetos de sistemas, líderes de projetos de software e gerentes de desenvolvimento, onde tiveram a oportunidade de conhecer os novos recursos do Delphi 2009, tais como: globalização de aplicações, criação de interfaces ricas para desktop, escalabilidade de aplicações e muito mais.

Entre as novas funcionalidades da ferramenta de desenvolvimento, o Delphi 2009 traz diversos avanços na VCL (Visual Component Library, ou Biblioteca de Componentes Visuais), permitindo a criação de aplicações com interface Ribbon (Recursos presentes no Office 2007), suporte a UNICODE (suporte a código de padrão mundial) e tradução de aplicações. Além disso, vem com o novo DataSnap framework, integrado ao dbExpress e sem dependência da tecnologia COM (Component Object Model).

E para aqueles que acreditavam que a partir da versão 2009 o Delphi não trabalharia mais com o .NET, não se preocupem segundo Andreano, no final do mês de novembro deste ano (2008) será lançado também o Delphi 2009 for .NET, incorporando as funcionalidades do Framework 3.5 da microsoft.

A empresa Embarcadero Technologies é a nova "dona" de ferramenta Delphi, onde a ferramenta só tende a crescer com mais força, pois a empresa dispõe de uma equipe com mais de 120 pessoas trabalhando no desenvolvimento e melhoramentos da ferramenta. Segundo Andreano, o Brasil ainda é considerado pequeno frente a outros países, como por exemplo a Rússia investiu neste ano, 1 milhão de licenças para distribuir entre escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A Embarcadero Technologies Inc. auxilia desenvolvedores de aplicações e profissionais de bancos de dados fornecendo ferramentas para o design, construção e execução de aplicações de software no ambiente de preferência do cliente. Uma comunidade de mais de três milhões de pessoas ao redor do mundo e 90 empresas da Fortune 100 confiam nas linhas de produtos da CodeGear™ e da DatabaseGear™ da Embarcadero para aumentar a produtividade, a abertura da colaboração e a liberdade de inovar. Fundada em 1993 a Embarcadero tem sua sede em São Francisco, com escritórios espalhados pelo mundo.

t+
Edinei