sexta-feira, 20 de março de 2009

Performance em ASP.NET: Desabilitar ViewState na Aplicação Inteira

Olá pessoal!

O ViewState é uma string armazenada em um campo oculto no HTML gerado para a sua página. Ele guarda os dados sobre a página e seus componentes, concatenado com um hash gerado no servidor para evitar ataques onde alguma pessoa maliciosa altere o conteúdo dessa string e faça um postback para o seu servidor. Essa string está em Base64, e é simples decodificar, como por exemplo usando o ViewState Decoder.

Cada componente colocado em uma página ASP.Net salva o seu estado no ViewState, para que cada vez que acontecer um postback esse componente possa voltar a ser exibido exatamente como estava antes, sem precisar fazer nova inicialização ou trazer os dados novamente do banco de dados, e assim por diante. Isso é prático, mas pode deixar o ViewState incrivelmente grande e aumentar bastante o tamanho da sua página e o tempo de carregamento por consequência.

Em páginas onde é desnecessário essa característica é recomendável desabilitar o ViewState ou então manter ele ativo apenas nos componentes em que é necessário, isso trará um aumento de performance na sua aplicação pois o navegador não precisará ficar enviando e recebendo essa string toda vez que é feita alguma requisição.

Por padrão o ViewState vem como True nos elementos, mas isso pode ser alterado facilmente mudando a propriedade EnableViewState para False. Agora se a sua aplicação já está pronta ou com a maior parte desenvolvida, você pode desativar o ViewState na aplicação inteira inserindo no arquivo web.config ou no machine.config o seguinte código:








Por enquanto é isso, para saber mais sobre o ViewState recomendo a leitura das referências, são dois excelentes artigos.

Referências
DotNetJohn || TechTips