segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Artigo Nº 18: Usando WebParts em C#

Opa, estou de volta ae para um artigo usando Web Parts. Bom, para quem usa iGoogle é a tecnologia Drag and Drop (arrasta daqui e solta ali), bem útil para simplificar o visual, também é possivel minimizar e fechar uma caixinha. Neste artigo estarei mostrando simplesmente como começar uma aplicação com Web Parts, interação com o banco de dados somente em um artigo futuro. Primeiramente deve-se adicionar o componente WebPartManager que é o componente que gerencia o sistema.

Em seguida vamos adicionar uma tabela com duas linhas e duas colunas na qual irão ficar os componentes WebPartZone, é dentro destas zonas que ficará tudo que você quer "mover", aqui iremos simplesmente adicionar componentes aleatoriamente, mas o que se costuma fazer é se adicionar uma User Control onde fica todas as funções desejadas e componentes mais organizadamente. Após adicionar uma WebPartZone em cada célula da tabela vamos adicionar algo dentro de cada uma, simplesmente algo como TextBox, Button, Label, o que você desejar só para ver o componente em ação. No final das contas deverá ficar mais ou menos como na imagem abaixo.


Bom, eu fiz assim Botões, TextBox e Label. Se fosse compilar agora sem problemas mas não iria acontecer nada sobre arrastar e largar em outro lugar. Para isto basta adicionar uma única linha de código no evento Page_Load.
WebPartManager1.DisplayMode = WebPartManager.DesignDisplayMode;

Este código esta em C# o que não muda quase nada para pascal, só se adiciona 2 pontos antes do igual ':='. Agora se você compilar você verá que é possível arrastar e largar o conteúdo das WebPartZone, mas somente é possível largar dentro das outras WebPartZone. Então esta logo abaixo uma imagem dele em funcionamento.











No próximo artigo estarei mostrando como administrar cada uma das "caixinhas" para que se estas forem fechadas seja possível se abrir as mesmas novamente.


Abração e até.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Artigo Nº 17: Usando AutoCompleteExtender do Ajax Control Toolkit

Opa.... Hoje um post de como se utiliza o AutoComplete, este recurso é usado agora pelo google para mostrar perguntas freqüentes. É nada mais nada menos que mostrar os possíveis complementos para uma palavra que esteja sendo digitada em um textbox.

Para começo adicione os componentes ajax básicos (UpdatePanel e ScriptManager) e em seguida um textbox e o componente AutoCompleteExtender, feito isso vá para o aspx para adicionar uma coisa no componente AutoCompleteExtender, é:
  • servicemethod="AutoCompleta"
Entre aspas duplas é a função que estará no .pas portanto vamos lá declara-la.

[WebMethod]
class function AutoCompleta(prefixText: string; count: Integer): TStringArray; static;

...isso mesmo tem sim um [WebMethod] ali junto na declaração dela, e se tentar compilar vai dar erro, então adicione System.Web.Services nas suas uses. Outra coisa necessária a se fazer é logo depois do Type fazer esta declaração:

TStringArray = array of string;

Pois o delphi não aceita funções que retornem array of string, então se da uma enrolada nele. Agora vamos para o código da nossa função.

PESSOA := TuClassPessoa.create; SetLength(Result, Count); for I := 1 to count do
begin
Result[I - 1] := PESSOA.AutoComplete(prefixText,I);
end;


Bom, aqui foi o básico, tenho uma classe que retorna uma string com uma sql que faz o filtro por like, isso vocês mesmos podem fazer fácil fácil, e no final retorno uma array of string com o result (lembra pra enganar ele criamos um tipo chamado TStringArray. A variavel prefixText vem do componente AutoComplete que é o texto digitado no textbox. Bom, esta feito e agora vamos ao teste.


Como podem ver comecei a digitar meu nome e já me trouxe vários Mauricio, e podem ver que cada uma dessas enormes linhas é uma string que ele retornou da minha função. Axo que era isso por hoje.

Abração e Até

Delphi.net Nova Versão

Pois é.... Depois de um looongo tempo sem postar nada - compromissos com o trabalho - volto para mostrar para quem ainda não sabe da nova versão do delphi.net, o Delphi Prism, agora este não rodara mais na IDE do RAD Studio, agora ele será um plug-in do Visual Studio.

Algumas das novidades em relação ao Delphi Prism...
  • Não mais a VCL.NET
  • .NET Framework 3.5
  • Não necessita uma nova licença do Visual Studio
  • Produz executáveis compatíveis com o framework .NET Mono, para Linux e Mac
  • Ainda não se pode desenvolver aplicativos .NET Compact Framework uma vez que a Microsoft fez o CF só para suas linguagens.
  • A linguagem traz recursos avançados como nullable types e “future” types, generics, sequences e query expressions (LINQ)
  • Funcionará com as tecnologias WPF, Silverlight, ASP.NET and LINQ
  • Não precisa instalar os outros pacotes do Visual Studio.
Para quem quiser ver já ele em uso ta ai uma PREVIEW em inglês por