sexta-feira, 20 de março de 2009

Performance em ASP.NET: Desabilitar ViewState na Aplicação Inteira

Olá pessoal!

O ViewState é uma string armazenada em um campo oculto no HTML gerado para a sua página. Ele guarda os dados sobre a página e seus componentes, concatenado com um hash gerado no servidor para evitar ataques onde alguma pessoa maliciosa altere o conteúdo dessa string e faça um postback para o seu servidor. Essa string está em Base64, e é simples decodificar, como por exemplo usando o ViewState Decoder.

Cada componente colocado em uma página ASP.Net salva o seu estado no ViewState, para que cada vez que acontecer um postback esse componente possa voltar a ser exibido exatamente como estava antes, sem precisar fazer nova inicialização ou trazer os dados novamente do banco de dados, e assim por diante. Isso é prático, mas pode deixar o ViewState incrivelmente grande e aumentar bastante o tamanho da sua página e o tempo de carregamento por consequência.

Em páginas onde é desnecessário essa característica é recomendável desabilitar o ViewState ou então manter ele ativo apenas nos componentes em que é necessário, isso trará um aumento de performance na sua aplicação pois o navegador não precisará ficar enviando e recebendo essa string toda vez que é feita alguma requisição.

Por padrão o ViewState vem como True nos elementos, mas isso pode ser alterado facilmente mudando a propriedade EnableViewState para False. Agora se a sua aplicação já está pronta ou com a maior parte desenvolvida, você pode desativar o ViewState na aplicação inteira inserindo no arquivo web.config ou no machine.config o seguinte código:








Por enquanto é isso, para saber mais sobre o ViewState recomendo a leitura das referências, são dois excelentes artigos.

Referências
DotNetJohn || TechTips

quinta-feira, 19 de março de 2009

Artigo Nº 20: Concatenando resultados diretamente na SQL

Hoje vai aí um post sobre SQL, simples mas muito útil: concatenação de resultados em um select.

Acredito que quase todos os programadores em algum momento, precisou concatenar várias colunas de uma função select, agrupando em uma única coluna. Para isso, quem não conhece ou conhecia esse tipo de concatenação, resolve agrupando no próprio código de programação. Um exemplo que posso escrever é: para programadores .net que trabalha com POO(Programação Orientadas a Objetos) ou em camadas, resolve esse problema criando uma function que vai retorna em um formato de DateTable, dentro dessa function monta a SQL, depois manda executa a função para retornar os dados. Daí depois de passar pelo banco, lê cada resultado e manualmente cria-se uma nova coluna onde o valor vai ser a concatenação entre os duas ou mais colunas do resultado: Ex: Coluna 03 = ColunaSQL1 +'/'+ ColunaSQL2;

Bom, aí vai os exemplos de como proceder em diversos bancos de dados:

FIREBIRD
SELECT (COLUNA1 ||' - '|| COLUNA2) as RESULTADO from TABELA

SQL SERVER
SELECT (CAST(COLUNA1 AS VARCHAR)+' - '+ CAST(COLUNA2 AS VARCHAR)) AS RESULTADO FROM TABEL

POSTGREE
SELECT (COLUNA1 ||' - '|| COLUNA2) AS RESULTADO FROM TABELA

MYSQL
SELECT CONCAT(COLUNA1,' - ',COLUNA2) AS RESULTADO FROM TABELA

Esses são os exemplos de concatenação. Pode-se concatena quantas colunas que necessita, sempre seguindo as sintaxe.

Caso sua aplicação está voltada para conexão independente de banco, tome cuidado ao utilizar essas funções, crie uma forma de parametrizações que quando trocar de banco chame a sintaxe de acordo com o banco.

Obrigado. Abraços.